Lendo “De Mal com o Espelho”

Não resisti e ontem comecei a ler “De Mal com o Espelho” de Leonardo Gama Filho.

Li o Capítulo 1 que é sobre: “A Beleza Através da História” e foi escrito pela Marise Bezerra Jurberg.

Esse capítulo é dividido nos seguintes tópicos:

  1. Introdução
  2. Uma Breve História de Beleza
  3. Beleza Nossa de Cada Dia
  4. A Beleza e Suas Perspectivas: Natural, Social ou Ambas?
  5. Considerações Finais

Também li o Capítulo 2 “Beleza: um ponto de vista biológico” escrito por Pedro Jurberg, Vera Barcellos Leal e Victor de Vasconcellos.

Esse capítulo fala como os animais fêmeas escolhem seus parceiros machos. Essa seleção é feita através de características de beleza como penas maiores e mais vistosas, plumas coloridas, grandes caudas, além de seus atributos físicos onde os machos lutam e o vencedor fica com a fêmea.

A fêmea leva essas e outras características em consideração na escolha pois acredita que indica bom material genético,  gerando uma prole saudável e forte, possibilitando a sobrevivência de deus descendentes.

Os tópicos abordados nesse capítulo são:

  1. Introdução
  2. Um pouco de Teoria
  3. Contribuição dos Etólogos para o Estudo da Beleza
  4. Beleza, Etologia e a Atração Sexual
  5. Os Sinais Corporais e a Beleza. Um Aparente Paradoxo: Se são de natureza Biológica
  6. Por Que Não São os Traços de Beleza Tão Universais Como se Apregoa?
  7. O Rosto, o Corpo e a Percepção da Beleza
  8. O Corpo Belo
  9. E as Pessoas Feias?
  10. Ultimas Palavras

Agora estou no Capitulo 3 “Espelho, espelho meu, quem sou eu? Narcisismo e ideais na contemporaneidade” escrito por Mônica Portella. Não há tópicos, possui apenas 2 páginas e meia mas cada linha é muito interessante.

Esse capítulo fala sobre o porquê de uma pessoa dismórfica tentar resgatar de várias formas, incluindo a as cirurgias plásticas, o que ela perdeu um dia. Achei o texto um pouco técnico e senti dificuldade de entender certas partes. Segue um trecho que achei interessante:

A Dismorfia pode ser compreendia pela psicanálise como uma ferida narcisística ou uma falha na constituição do “Eu”. Estariam tais pacientes tentando encontrar uma identidade perdida? Ou uma reparação narcisística?  A sociedade atual contemporânea está demarcada pelas imagens. E cada vez mais se destaca uma obsessão pelo corpo ideal, onde um corpo esbelto tem uma valorização e um lugar de destaque. […] Na minha escuta psicanalítica, tais pacientes teriam vivido perdas e lutos muito cedo no momento da construção do “Eu”, onde um dia alcançaram de forma mítica o estado de plenitude. É necessário para eles, reparar no corpo o que faltou intermante como representação de si mesmos. Restaurar um narcisismo ferido, do tempo da hereditariedade, da natureza, das circunstâncias da vida. A ferida narcisistica é a dor que não tem palavras, representação ou simbolização.

Conforme eu for lendo vou comentando com vocês o que estou achando e pontos interessantes.

Para ver o índice, clique aqui.
Para ler um pouquinho sobre o 1º, 2º e 3º Capítulo clique aqui.
Para ler um trecho do Capítulo 4, clique aqui.
Para ler o Quadro Clínico do Capítulo 4, clique aqui.

8 ideias sobre “Lendo “De Mal com o Espelho”

  1. Oi!!! Tenho vindo visitar seu blog com frequência e estou super curiosa com este livro que vc está lendo! Onde vc o comprou? Não acho em lugar nenhum… Tenho um chamado “Understanding Body Dismorphic Disorder- an essential guide” pois não achei nenhum tão específico em português…
    Mas passar por aqui e não dizer que adoro os textos, seria um absurdo!!
    Por favor, responda no meu e-mail.
    Bj e parabéns!!

    • Oi Anna. Obrigada pelo elogio. O livro eu só consegui comprar pela Estante Virtual http://www.estantevirtual.com.br e não é sempre que aparece por lá pra vender. Da uma procurada. Tentei achar ele pra comprar nas livrarias, procurando pela internet e tb não achei. A Estante virtual é uma “livraria de livros usados” de sebos e pessoas do brasil todo que querem vender livros. Então quando eles recebem esse livro pra vender eles cadastram nesse site. Se quando vc procurar lá não tiver, tenta uma vez por semana que uma hora aparece 🙂 beijo

  2. olá, será que você poderia me dizer onde comprou este livro? Não consigo acha-lo em lugar nenhum e acho que ele seria de grande utilidade para a minha monografia… Qual é a editora?

  3. Este livro e muito interessante comecei a lê no consultorio da psicologa de minha filha, pedi emprestado e me achei no capitulo 5 “relaçao com a dermatologia”. E´preciso encarar um psicologo para entender a preocupaçao exagerada com o defeito fisico imaginario….

  4. Olá!
    Gostei muito do seu blog.
    Inclusive, estou estruturando meu projeto de pesquisa na faculdade de psicologia sobre o tema de dismorfia corporal.
    Já busquei em todos os sites o livro ” De mal com o espelho” e não consigo encontrá-lo. Teria como me arrumar uma cópia?
    De repente scannear ou xerocar.
    Aguardo seu retorno.
    Super beijo!
    Daniele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *