Email + Bonito é Ser Você

Recebi esses dias o email de uma leitora do blog. Que dizia assim:

Eu tenho essa doença. Descobri hoje oficialmente, mas é claro que eu já sabia disso. Só não sabia que existia um nome. A diferença entre nós é que você provavelmente é bonita, já que entrou para uma agência de modelos, e eu sou mesmo feia. Sou mesmo, de verdade. Só que percebi que há pessoas feias que não tornam isso emocionalmente patológico, e eu faço isso.
Boa sorte para nós duas.

Um email simples, mais um desabafo do que um email, mas me fez refletir. Terminei de ler o livro “Bonito é ser você” de Rolando Zani. É um livro que mais parece um amigo conversando com você e te dando conselhos. Copiei alguns parágrafos, de capítulos diferentes que acho interessante.

Muitas pessoas têm medo da própria beleza. Gastam fortunas em cremes, roupas e jóias, mas não percebem que a beleza nasce dentro delas. A beleza começa na alma. Portanto, ela também pode morrer quando se perde o prazer de viver! Não existe cirurgião plástico capaz de tirar o peso da angústia da face da pessoa mais bela! Não há personal trainer que possa aliviar o peso do sentimento de inferioridade nos ombros de alguém que não aprendeu a gostar de si próprio. Não existe roupa sofisticada capaz de dar elegância a quem se sente ameaçado pela vida. Tem gente que aprendeu a esconder sua beleza por medo de parecer frívola.
A beleza nasce de um estado de espírito. Quando não se está feliz é difícil “colocar” uma expressão de alegria… Não há rosto bonito que dê brilho à baixa auto-estima! Portanto cuide bem da sua alma… Quando você estiver em paz consigo mesma terá a essência da beleza! Todos os dias você escolhe, em alguns detalhes, se estará feia ou bonita.
Dentro de cada pessoa existe uma obra de arte maravilhosa. É preciso cuidar dela para deixar as maravilhas desabrocharem.
A beleza está, em princípio, nos olhos de quem a contempla. Uma pesquisa recente revelou que as mulheres que se acham bonitas, que no entanto fogem aos padrões atuais de beleza, têm características de personalidade mais positivas do que aquelas que são realmente bonitas. Sua auto-imagem positiva joga a auto-estima para cima. Elas mostram mais força, coragem e energia para enfrentar a vida do que as mulheres objetivamente bonitas.
Aceitar as características do próprio corpo é condição básica para gostar de si mesmo. Para alguém se sentir satisfeito, basta estar contente com seu jeito de ser. Ter uma imagem positiva de si mesmo é mais uma questão de auto-estima que de beleza física. O importante não é o que o espelho reflete, mas como a mente o percebe.
No íntimo, todo ser humano sente-se inseguro sobre sua imagem. O que varia de um para o outro é o grau dessa insegurança. Todos gostariam de mostrar o melhor visual possível. E isso é ótimo! O que não se pode é confundir o desejo natural de cuidar da aparência com a vaidade excessiva de quem pretende ostentar um belo visual a qualquer custo.
A sociedade moderna enaltece um padrão de beleza quase inatingível e estimula os homens e principalmente as mulheres a se sentir insatisfeitos consigo mesmo. Se alguém não gosta de si mesmo, como pode pretender que os outros gostem? Por isso muitos se tornam insatisfeitos. Essa frustração, quase inconsciente, pode consumir a energia interior e tornar o indivíduo vítima de si mesmo.
A primeira impressão depende, na maioria dos casos, dos seguintes fatores: 30% aparência e postura, 25% expressão facial e gestoss, 23% daquilo que se diz, 15% do modo de vestir, 7% de timbre de voz.
Quando a aparência bonita não vem acompanhada de uma mente desenvolvida, a admiração que a pessoa causava desaparece em alguns minutos. Há casos, pelo contrário, de indivíduos cuja beleza interior faz esquecer as imperfeições do corpo.
Ninguém consegue desenvolver uma aparência bonita e serena se não mergulhar dentro de si mesmo para reconhecer o verdadeiro ser humano que ali existe. De nada adianta cuidar da aparência e deixar a vida interior em segundo plano. É a mente que controla tudo. Mantenha a mente sempre alerta, trabalhando a seu favor. Acredite em seu potencial. Todos os atos e pensamentos têm reflexos na aparência. Quem não tem vida interior desenvolvida prejudica a própria aparência. Transmite uma sensação de feiúra. Mostra em sua fisionomia os desequilíbrios da mente conturbada e do espírito empobrecido. O ser humano atinge a beleza interior quando consegue equilibrar as emoções, aceitar-se por completo, dominar o medo excessivo, desenvolver a liberdade de espírito, restabelecer sua ligação com o Criador.

3 ideias sobre “Email + Bonito é Ser Você

  1. Oi amiga… faz muito tempo que não deixo um recadinho por aqui.. Mas sempre que posso eu venho dar uma espiadinha.. Hoje quero deixar registrado que adorei o texto que você postou, do Bonito é ser você. É nisso que acredito!
    Saudades… Te cuida aí no Rio e não esquece nunca aqui do povo de Floripa que te ama muito.
    Beijokas

  2. Olá,desculpa a demora para te responder mas acho que vc me entende.Queria agradecer sua atenção em me responder obrigada mesmo.
    Esse texto é lindo e perfeito ,quando a alma nao esta bem nenhuma plástica nesse mundo é capaz de melhorar a aparencia,difícil é saber como arrumar o interior.Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *