As incontáveis plásticas de Michael Jackson

Esse é um capítulo da Biografia de Michael Jackson – A Magia e a Loucura (escrito por J. Randy Taraborrelli), sobre as plásticas de MJ.

Sempre houve muita especulação sobre o nariz de Michel; ele é o primeiro traço que aparece, sempre que se discute a dimensão das cirurgias plásticas a que ele se submeteu – ou até quando as pessoas brincam sobre o assunto. No fim de 1990, a maioria das pessoas já tinha perdido a conta de quantas plásticas ele havia feito no nariz, mais alguns membros de sua equipe avaliavam que tinham sido pelo menos dez. Por anos e anos, cirurgiões plásticos não ligados ao caso especulavam se seu nariz é feito de cartilagem, osso ou látex. Já faz parte de qualquer bate-papo quando se fala de Michael: qual a verdade sobre seu nariz?

 A verdade é que a estrutura do nariz de Michael se perdeu há vários anos, em conseqüência dos extensos traumas de cirurgias anteriores. Houve uma operação subseqüente para lhe acrescentar cartilagem à extremidade, para lhe dar sustentação e remodela-lo. Mas, como esse procedimento não foi totalmente bem-sucedido, quando aparece em público, e em muitas vezes na esfera privada, Michael usa um aplique de látex, uma prótese para a ponta do nariz, cujo encaixe é disfarçado com maquiagem cenográfica.

 Curiosamente, quando Michael é visto com a máscara cirúrgica que se tornou uma parte integrante de sua imagem, nem sempre é porque está tentando esconder sua identidade ou evitar micróbios. Às vezes, é simplesmente porque não estava com vontade de usar a prótese. A colocação do aplique é um processo desagradável e frustrante. É uma cruz que ele tem de carregar todos os dias, e há dias em que ele simplesmente não consegue carrega-la… daí a máscara.

 Em março de 2003, a Vanity Fair publicou que, sem a prótese, Michal “parece uma múmia com dois buracos como narinas”. Não é verdade. Sem o dispositivo, seu nariz fica mais achatado, mais disforme – não arrebitado – e ele não se parece muito com… Michael Jackson. Consciente da aparência de seu rosto, ele se recusa a ser visto sem ele. No mínimo, a prótese é um lembrete diário e doloroso para Michael das decisões que ele tomou no passado a respeito das plásticas, e do impacto delas sobre sua vida.

 Já se sugeriu que Michael Jackson é como que viciado em cirurgias plásticas. “As pessoas podem facilmente ficar viciadas em cirurgia plástica, assim como em álcool, drogas ou comida”, de acordo com Dr. Alfred Coodley, professor adjunto de psiquiatria clínica da UCLA.

 “Na verdade, é mais uma obsessão que um vício”, observou o Dr. Robert Kotler, um cirurgião plástico de Beverly Hills que não cuidou de Michael. “Acho que é preciso saber quando parar. Essa é a maior mensagem que um cirurgião da área pode dar a seu paciente. Um cirurgião consciente dir[a ao paciente ‘Já chega’.”

 Há vários motivos para a extrema palidez da pele de Michael, principalmente no rosto. Em primeiro lugar, ele costumava clarear a pele com produtos químicos diferentes. É possível para uma pessoa negra clarear a pele? “Sim”, disse Robert Kotler. “Não dá para deixa-la branca, mas dá para deixa-la mais clara. Há compostos branqueadores clássicos, que são comumente encontrados em cremes vendidos sem prescrição médica, como o ‘Porcelana’. Também há agentes clareadores conhecidos, uma classe de compostos chamada hidroquinonas, que deixam a pele de uma pessoa mais negra mais clara.”

 Alguns notaram que as unhas das mãos de Michael pareciam marrons e descoloridas. Uma razão possível para isso é que a hidroquinona estimula as células produtoras de pigmento na superfície da unha, tornando-as mais escuras, em vez de mais claras.


 Na década de 1980, ele foi diagnosticado com vitiligo, uma doença de pele. Alguns médicos especularam que o vitiligo pode ser tanto hereditário quando decorrer de danos causados por substâncias químicas branqueadoras ao longo dos anos. O vitiligo deixa a vítima sensível ao sol.

 No fim dos anos 80, o dermatologista de Michael, Dr. Arnold Kleinm, o diagnosticou com lúpus discóide – uma doença auto-imune que provoca o escurecimento ou o clareamento da pele – no couro cabeludo.

 Michael também usa muita maquiagem e base pastosa para uniformizar a pele, o que a faz parecer ainda mais clara.

 Em termos de cirurgias plásticas específicas, ele admite apenas duas no nariz e a covinha no queixo, mas não é necessário ser especialista em cirurgias plásticas para ver que implantes as bochechas e no queixo, e todo tipo de outros artifícios, incluindo olhos e lábios, não são coisas impossíveis ali. Tentar detalhar as plásticas que Michael fez é simplesmente impossível; só ele e seus cirurgiões são capazes de documentar plenamente sua variedade – e também parece, pelo menos para quem o conhece bem, que ele realmente não se lembra de todas elas.

 Alguns profissionais vieram a público para dizer que acreditam que Michael sofra do chamado transtorno dismórfico corporal, um problema psicológico no qual as pessoas ficam tão obcecadas com sua aparência que a modificam constantemente e não tem um conceito formado de como são percebidas pelos outros.

Observando atentamente tudo o que ele já enfrentou por causa de sua aparência, só o fato de Michael ser capaz de reunir autoconfiança suficiente para fazer aparições tão visadas em público parece quase um milagre.

Para ler:

Outro capítulo da biografia de Michael Jackson clique aqui.
Reportagem da Veja sobre as transformações de MJ clique aqui.
E para ver um vídeo do Youtube sobre as plásticas de MJ clique aqui.

17 ideias sobre “As incontáveis plásticas de Michael Jackson

  1. Uma grande pena tudo o q aconteceu com ele. Fico me perguntando como se sente (depois de todos esses anos e depois de tudo o q aconteceu), o pai dele. Li (ou ouvi) em algum lugar q M.Jackson ouvia de seu pai “você e esse seu nariz nojento, seu negro imundo”… Bem, o nariz foi o q mais sofreu cirurgias no corpo dele. Triste…

    • Na biografia cita sobre como os irmaos zoavam o michael jackson por causa do nariz, vou postar aqui em uma outra oportunidade.

  2. Michael tinha vitiligo , era hereditário mesmo, Michael nunca quis ficar branco ., no final dos anos 70 ,michael começou a apresentar sinais de vitiligo, sempre ele usava maquiagem da cor nergra para cobrir as manchas despigmentadas, algumas vezes a maquiagem encorria e era possivel ver as manchas em seu rosto, quando as manchas aumentaram em seu rosto e maquiagem da cor negra começou a ficar artificial e com uma tonalidade acinzentada , reparem no clipe thriller o rosto de michael esta cinza , o mesmo no clipe com paul mccartney. foi dai que michael foi orientado pelo seu dermatolgista que estava na hora de começar clarear as partes pigmentadas , que eram a menoria em seu rosto, então michael começou a usar uma tonalidade de maquiagem mais clara , que a do clipe BAD, michael estava moreno claro dai começaram boatos que michael tomava remedios para ficar branco, na verdade não era a pele de michael que estava clara e sim sua maquiagem ,o que ele fez depois foi so clarear sua maquiagem na tonalidade de sua pele despigmentada! Michael sempre foi um homem negro com vitiligo , que usava maquiagem para uniformizar sua pele! , mesmo assim era possivel ver os vestigios do vitiligo em seu rosto , braços peitos e pernas !! michael usou hidroquinona quando sua doença ja era bem avançada !!
    O filho de michael tambem tem vitiligo

    • e escreve tem “e” viu jackelline fica corrigindo os outros e nem sabe escrever.
      kkkkkkkkkkkkkkkk
      mas michael Jackson queria ficar assim fazendo suas plásticas é o gosto dele e gosto não se discute.

  3. Horrorosa é voce , ve se te enxerga, o Michael realmente so fez duas cirurgias no nariz, se voce prestar atençao vai notar, o nariz dele so mudou duas vezes, fino e depois mais fino, ele teve vitiligo hereditario, passava remedios para ficar branco, ele se orgulhava de ser negro, ele nao tem tantas cirurgias na face, a idade trouxe a ele um emagrecimento do rosto, no Thriller, quando ele vira zumbi, eles escureceram as bochechas e voce consegue ver o Michael de hoje, so que negro, tudo o que falam é coisa de tabloides, que conseguem manipular as pessoas, e fazerem elas ficarem literalmente “idiotas”, se você conhecer melhor o Michael vai ver que ele é uma pessoa quase normal, pois ele é um genio, e pessoas estupidas e normais nao conseguem entender o que grandes genios fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *