Substância usada em bioplastia pode ser prejudicial à saúde (PMMA – polimetilmetacrilato)

A promessa é sedutora e atrai mulheres em busca do corpo perfeito: plástica sem bisturi e de resultados imediatos. O procedimento da moda chama-se “bioplastia”, à base de injeções de uma substância chamada PMMA. Mas cuidado: as consequências do uso indiscriminado do PMMA (polimetilmetacrilato) podem ser desastrosas.

Plástica simples, barata, sem cortes e com resultados imediatos. Vantagens tentadoras. O procedimento é conhecido como “bioplastia”. Mas o que pode acontecer a muitos pacientes – horas, dias e até anos depois – são sequelas irreversíveis.

“Foi começando a aparecer como se fosse uma queimadura de primeiro grau. Daí, eu fui para o hospital. A princípio, eles acharam que poderia ser celulite. Mas começou a necrosar”, conta Marina Menezes, de 20 anos.

Este é um problema que Marina e outras mulheres vêm enfrentando depois de injeções de uma substância chamada polimetilmetacrilato, o chamado PMMA, um derivado do acrílico. Como Marina, muitas buscavam a forma ideal. Mas sofreram inflamações gravíssimas e acabaram tendo que retirar parte da pele, da gordura e até do músculo da região onde a substância foi aplicada.

Em muitos casos, as lesões causadas pela bioplastia são tão violentas – e chocantes – que o Fantástico decidiu não exibir as imagens.

Isso acontece porque o organismo não consegue absorver o PMMA. Ele entra como um gel e logo depois endurece. Ocorre uma reação inflamatória, e em muitos casos há necrose dos tecidos. O produto pode ainda migrar para outras áreas do corpo e provocar graves deformações.

No hospital que é referência em cirurgia reparadora em Porto Alegre, a procura de pacientes para corrigir implantes permanentes aumentou 30% de 2010 para 2011.

“Em média, a gente tem observado entre cinco a dez anos para alguma alteração acontecer”, conta a cirurgiã plástica Bárbara Machado.

“Nós temos uma experiência muito grande de casos em que este produto metacrilato foram utilizados com complicações. E estas complicações nem sempre são fáceis de serem tratadas”, diz o cirurgião plástico Ivo Pitanguy.

Há dez dias, a ex-BBB Monique Amin fez bioplastia no nariz e no bumbum.

Ela conta que foi o médico quem a convenceu a fazer. Diz que aceitou na hora e não tinha nenhuma informação a respeito do procedimento.

Mulheres que o Fantástico mostrou preferem esconder os resultados da bioplastia, e por isso não serão identificadas.

“Eu quase morri. Nos primeiros dias eram dores horríveis”, conta uma das pacientes da enfermeira Fernanda Ouverney Valente, presa há duas semanas no Rio de Janeiro. Hoje, Fernanda está solta e responde por exercício ilegal da profissão e lesão corporal gravíssima.

A paciente ficou mais de um mês internada e perdeu 15 quilos, com uma forte infecção nas nádegas. Ela conta que chegou a ver o estado em que o corpo dela ficou. “Vi e fiquei desesperada”.

Só médicos podem aplicar o PMMA, mas é fácil encontrar clínicas com pessoas não qualificadas administrando livremente o produto.

Com uma câmera escondida, uma equipe de reportagem do Fantástico foi a um consultório no subúrbio do Rio de Janeiro. Uma mulher se apresenta como fisioterapeuta e garante que não há qualquer contraindicação.

Mulher: Eu colocaria aqui uns 350ml.
Mulher: “Fica em R$ 3,5 mil. Em umas duas horas eu te deixo com um bumbum bonito”, garante a mulher.

A equipe de reportagem do Fantástico voltou ao consultório, mas a mulher flagrada oferecendo PMMA não foi encontrada. E até o fechamento desta reportagem, ela não retornou a ligação do programa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária não proíbe a utilização do PMMA. Já o Ministério da Saúde autoriza o uso pelo SUS somente em doentes com HIV, que sofrem com perda de gordura na face, um efeito colateral do tratamento.

“Nestes casos, o PMMA pode ser usado para corrigir este problema e fazer com que a pessoa não abandone o tratamento, porque está vendo que sua face está se modificando”, explica Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde,

O Conselho Federal de Medicina emitiu há cinco anos um alerta oficial sobre os riscos do produto e pediu cautela aos médicos. Mas o cirurgião plástico Almir Nácul, que se diz o criador da bioplastia no Brasil, continua usando PMMA em boa parte dos seus 17 mil pacientes.

“A bioplastia é uma técnica muito segura. O índice de infecção é zero. Nunca tive um caso de infecção”, garante o cirurgião.

Ao longo da entrevista, porém, doutor Nácul admite que já houve complicações. “Já tive problemas de nódulo, mas raramente. É muito raro e tratável”, assegura.

“Não tem tratamento. Não há como retirar este produto. Estas pessoas vão ficar controlando essas crises com uso de corticosteróides, antinflamatórios e antibióticos. Não tem tratamento”, diz o cirurgião plástico Carlos Alberto Jaimovich.

Mesmo assim, uma paciente ainda tem esperança de remover o PMMA dos seios. “Infiltrou nas partes mais profundas. É um horror. Hoje eu estou toda empedrada. Não consigo dormir de bruços. Não consigo levantar meus braços direito porque repuxa tudo”, descreve.

“Jamais pode se injetar uma substância qualquer, seja por estética ou reparação, sem conhecê-la. Isso é uma imprudência. Não se sabe qual será o comportamento desta substância. Não se sabe se, ao invés de trazer uma ajuda ao paciente, pode causar um dano”, alerta o cirurgião plástico Pedro Alexandre Martins, da PUC do Rio Grande do Sul.

“Eu não sabia das consequências. Se eu soubesse, nunca teria feito. Jamais”, conclui uma das pacientes entrevistadas pelo Fantástico.

nariz2-metacril2 pic_00000001E4

 Complicação após infiltração com PMMA – Observar extensa área de necrose

Fonte: Fantástico e RinoVitima

33 ideias sobre “Substância usada em bioplastia pode ser prejudicial à saúde (PMMA – polimetilmetacrilato)

  1. Pingback: Dr. Moises De Melo – Cirurgião Plástico

    • Como vitima do pmma, ate agora nao tive sintomas extremos mais estou muito preocupada pois o local aplicados tem desconforto e formaram calcificação. nao importa se foi aplicado por um charlatão ou por um medico acho que ainda pior se for aplicado por um medico como eu fui , ele e associado da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica, Tem fama de ser o pai do PMMA, e claro que ele como todos os outros sabem o prejuízo que este produto pode causar ao pacientes mais mesmo assim convence os pacientes que nao ha risco aconteceu comigo.

      Em 2009 fui a Porto Alegre e me consultei Com on DR Almir Nalcu,. Ele e um excelente vendedor de sonhos, me mostrou fotos de actrizes e modelos que assim teriam utilizado este método e estão muito satisfeita, Ele me garantiu que esta era a plástica dos sonhos pois nao havia nenhum risco , ainda disse que sim seria possível retirar se houvesse um caso extremo de rejeição . ate me convenceu pois como todos nos sabemos pode existir rejeição ate uma prótese de seios. Ainda no consultório eu perguntei se nao ficava duro o local ele garantiu que nao ainda usou uma tese criado por ele mesmo a diferença esta entre colocar a mao embaixo do lençol ou embaixo do colchão?? ele queria dizer se o pmma teria que ser colocado embaixo ou no músculo.

      Moral da historia se o produto foi Liberado em algum dia no Brasil, nao so a Anvisa com os médicos devem ser punidos e processados.

      Eu acho que todas as pessoas que foram vitimas deste produtos e de médicos que lhe aplicaram deveriam se unir entrar com uma acao de danos físicos.

      Isto eh um absurdo que ninguem faz nada e este médicos ainda estão oferecendo este tipo de implantes em muitos países da América do sul , ja que na Europe este metodo nunca foi aprovado.

      • Querida, estou com o mesmo problema. No dia 17/01 fiz uma rinoplastia apenas para lixar uma pequena proeminência no perfil e levar um pouco a ponta. No dia 29/01 fui tirar os pontos e para minha surpresa a proeminência continuava. O médico disse que não havia lixado pq era muito pequena e ele achou melhor colocar uma cartilagem abaixo da proeminência (giba nasal) para igualar o perfil, mas não ficou reto. Ele sugeriu colocar PMMA abaixo da proeminência para tornar o perfil reto.
        Confesso que nada sabia sobre bioplastia e aceitei a proposta dele. No mesmo dia de retirar os pontos ele injetou a substância no meu nariz, doeu demais, afinal, eu havia operado há 12 dias atrás. Quando ele começou a moldar o nariz, eu estava sentindo dor demais, as lágrimas caiam e eu aguentava sem falar nada. No final, ao olhar no espelho, tive vontade de chorar…o inchaço estava bem maior que o da rinoplastia, sem falar a enorme dor. Hoje é o segundo dia, ainda estou com o nariz muito inchado e a maça do rosto no lado direito está com uma mancha vermelha com o centro esbranquiçado.
        Querida, estou apavorada com tudo que li a respeito do PMMA. Estou tomando dipirona e anti-inflamatório, espero que o inchaço acabe e o meu nariz fique normal. Estou deprimida em saber dos malefícios do produto, tenho receio de querer tirar e ele ser permanente.

        Espero que haja solução em nossos casos, caso contrário, tomarei as medidas cabíveis.

        • Olá, gostaria de saber de ficou tudo bem… Vou ter que fazer um reparação no nariz por causa de um acidente e estou preocupada já que o médico falou que usaria pmma

  2. ola gostaria de saber se eu fizer um preenchimento no gluteos com um profissional expeiente o risco de infeccao rejeicao e outros diminuem obrigada

  3. Há quatro anos atrás eu me submeti à uma Bioplastia com injeção de PMMA (polimetil-metacrilato) para preencher a região que fica nos glúteos, acima do fêmur (eu tinha uma verdadeira depressão naquele local e queria preenchê-la). Bom, procurei um cirurgião plástico, indicado por duas amigas e com o qual eu já havia feito duas cirurgias (uma abdominoplastia e colocação de próteses; que, com perdão da má palavra, ficou uma merda! Não porque engordei, o que aconteceu logo após as injeções de corticóides, mas pelas cicatrizes horrorosas que ficaram!) Mas como ainda estava em fase de recuperação, voltei neste mesmo médico e ele me indicou a Bioplastia. Fui para casa, consultei o Google e havia alguns relatos contra mas nada tão assustador como encontramos hoje. Apenas falavam de rejeição mas não explicavam exatamente o que acontecia!
    Fiz o procedimento o um ano depois meu corpo começou a rejeitar o PMMA. Fui ao consultório e o médico aspirou os nódulos. Mesmo anestesiada a dor beirava ao insuportável! Mas alguns meses e apresentei uma enorme celulite na região lombar (parecia uma corcunda, só que muito vermelha, quente e na região lombar). Após procurar vários médicos, voltei no consultório do cirurgião e ele me garantiu que aquilo não tinha nada a ver com a Bioplastia. Me falou que também era Ortopedista e me diagnosticou “Hérnia de Disco”! Passou uma ressonância magnética e realmente o prognóstico bateu! Tratei como se realmente fosse isto por três longos anos!
    Neste tempo, pouco trabalhei! Minha vida tem sido longos períodos de molho na cama, sentindo dores inenarráveis e à base de injeções!
    No começo deste ano, em mais uma crise, desta vez fazendo um tratamento com uma fisioterapeuta seríssima, descobri que meus sintomas nada tinham a ver com uma Hérnia de Disco! Contei tudo o que aconteceu, inclusive a confirmação de diagnóstico por outros médicos e ela me explicou que tenho vários desvios de postura, então qualquer pessoa que entenda de anatomia desconfiaria da hérnia. Ela mesma desconfia que eu tenha mais na Região Cervical! Ou seja, para um médico foi fácil me dar este diagnóstico!
    Foi então que conversei com o Dr Tercio Rocha, que tem acompanhado meu sofrimento, e me indicou alguns Cirurgiões sérios para, com o resultado da tomografia que fiz, poder retirar o PMMA do meu corpo!
    Hoje, o PMMA espalhou-se por várias partes do meu corpo causando pequenos tumores, inclusive. Resumindo, além das dores insuportáveis, eu poderia ter morrido por causa desta inflamação generalizada!
    Me desculpem o testamento mas preciso alertar o máximo de mulheres possível para não se submeterem à isto! Minha vida virou um sofrimento sem fim!
    Agora preciso me submeter à cirurgias para a retirada completa deste material. Segundo relatos de pessoas com o mesmo problema, provavelmente terei que fazer mais de uma! Li o relato de uma mulher que precisou fazer sete!!!
    Hoje estou no começo da crise e, apesar de já haver começado o tratamento com as injeções, este quadro,amanhã, estará ainda pior. E deverá durar,no mínimo 15 dias!!!
    Estou apavorada e gostaria de alertar o maior número de mulheres possível!!! Se na época eu tivesse lido um relato deste, com certeza não teria feito esta besteira!!! Por favor, repassem para suas amigas!!!!!

    • Sugiro fazer uma microscópica do miniaspirado e pedir para um patologias comparar as partículas do miniaspirado com as partículas de pmma …. Tem 99,9 % ( na medicina nada é 100% ) que o produto não seja metacrilato pois realmente não migra nem da rejeição … Pode risco de nódulo, isso sim … Faça isso ( microscópia do material )

  4. Por favor, preciso de informações, tenho 47 anos e me trato de depressão há 18 anos,uns dos meus traumas é: usei prótese dentária desde meus 13 anos de idade, e somente agora consegui fazer implante dentário inferior e superior, portanto, fiquei com os lábios muito murchos, morro de vergonha, gostaria de fazer preenchimento, mas tenho medo de fazer e ficar pior do que estou, isso causaria em mim enorme recaída que nem quero pensar nisso. O problema que tenho também, é que não tenho condições financeiras que dê para pagar um médico renomado.
    Gostaria que algum médico especialista na área me orientasse. Desde já agradeço.

  5. Fabiana, NÃO SE SUBMETA DE FORMA ALGUMA AO TRATAMENTO COM PPMA PARA AUMENTAR OS GLUTEOS OU PARA DISFARÇAR CELULITE. Infelizmente, apesar de ter ido a um profissional membro da SB de Cirurgia Plástica tive problemas com o ppma. meu bumbum nunca mais foi e nem nunca mais será o mesmo de antes. não há tratamento.

  6. Boa noite!
    SOU PORTADORA DE ALLOGENOSIS IATROGÊNICA.
    Ao longo de quatro anos, fiz procedimento de bioplastia nas minhas mamas com um Cirurgião Plástico de Renome aqui no sul do Brasil. Fui submetida a 9 sessões de injeções de pmma, com a finalidade de aumentar o volume de minhas mamas. Mais 9 sessões de Cortisona para debelar os nódulos e granulomas com consistência de pedra, que apareceram na metade do terceiro ano, sem sucesso. Mais 4 sessões concomitantes de pmma e cortisona nas mesmas sessões completaram os procedimentos.Passados alguns anos, continuo sofrendo de dores crônicas, movimento dos braços limitados, repuxa e dói muito, vida sexual complicada, pois não posso ser tocada que dói muito, dormir de bruços também não. Conforme opiniões de alguns profissionais da Cirurgia Plástica pode ser feita a retirada dos músculos impregnados e endurecidos de Metacril (PMMA) de ambas as mamas e enxertar novos músculos (retalhos) retirados das minhas costas para dar suporte a colocação de próteses mais ou menos um ano depois, através de uma nova cirurgia. É uma cirurgia de risco porque a maioria dos Cirurgiões Plásticos consultados considera uma cirurgia atípica, sem nenhum grau de segurança pois nunca lidaram com tal produto em mamas e não sabem a reação dos resíduos do pmma no pós-cirúrgico além do mais não querem arriscar consertar erro de outros. Para outros Cirurgiões Plásticos, é melhor passar o resto dos meus dias com o sofrimento das dores crônicas com uso de anti-inflamatórios cujo efeito dura cinco dias, ou cortisona e todas as consequências dessas medicações. No rastreamento do câncer de mama.Estou há anos sem poder realizar auto-exame, pois só sinto nódulos e placas de nódulos endurecidas de pmma. Os exames de imagens estão altamente prejudicados pela presença do produto , além do mais as dores que sinto ao submeter-me a esses exames são terríveis: Na Ressonância Magnética a dor inicia lenta e progressivamente sendo que aos 8 minutos finais torna-se insuportável. A mamografia só pode ser realizada em uma posição, mesmo assim as dores são muito fortes, tendo que repeti-las muitas vezes. A Mamografia também torna-se dolorosa, pois é preciso usar certa pressão na tentativa de identificar possíveis sinais de anormalidade e as imagens são muito, muito prejudicadas. Aqui no Brasil é proibido aplicar pmma em mamas. Fui uma cobaia, uma vítima. Não sabia do perigo. Por isso quero contribuir com minha experiência afim de que outras mulheres não venham sofrer com esse produto. ATENÇÃO! Dr. Felipe Coiffman afirma:. Alogenosis iatrogénica. Una nueva enfermedad. A new desease: Iatrogenic allogenosis.(fecoiffman@yahoo.com)
    Lourdes Marchi

  7. Prezados, trabalho com preenchimentos de todos os tipos, cada um com sua especificidade, tempo de duração, dureza e elasticidade…. alguns estimulam menos e outros mais colágeno ( o que é muito bom).
    TODOS possuem algum risco, mas são mínimos se tomado devidos cuidados e precauções não apenas do profissional que está aplicando mas PRINCIPALMENTE o paciente que deverá ser o fiscal do seu próprio procedimento, pois infelizmente centenas de pacientes estão sendo vitmas de falsos médicos ou até médicos que utilizam produtos sem registro na ANVISA principalmente silicone líquido sem o devido conhecimento por parte do paciente.
    Os casos da matéria do Fantastico TODOS foram realizados por profissionais não médicos e TODOS com produtos sem registro, sndo que hoje existem apenas 2 marcas ( Linnea Safe e MetaCrill) registradas pela ANVISA e o custo médio por ml do produto sai R$ 30,00, ou seja, para colocar 150 mls de cada lado sai de custo 9.000,00 …. bem diferente do valor cobrado pela ” profissional” que realizou o tratamento….
    O PMMA não é incolor e vem em seringas de 3 ml esterilizadas individualmente com lote , concentração, marca e validade impressa em cada seringa ( QUESTIONEM ! seu profissional).
    O Metacrilato verdadeiro no Gluteo, não migra, não precisa cinta e os pacientes podem sentar após o procedimento que o produto NÂO MIGRA !.
    Tudo que escutarem falar que migrou eu trocou de cor tipo rejeição TODOS estes pacientes colocaram silicone liquido…… ( todos que me apareceram mesmo achando que fosse metacrilato eu fiz um miniaspirado e na microscopia mostrei ser outro produto )…
    Vejam que o que digo não é empírico , trabalho exclusivamente com preenchimento, tanto absorvivel quanto definitivo…. vejam que para os médicos é muito melhor usar o absorvível, pois o paciente volta com frequencia, gasta novamente etc…
    Tenho mais de mil pacientes com preenchimentos em glúteos com metacrilato e nenhum migrou ou necrosou….. eventualmente por o resultado final ser mais firme que a gordura na entrada do orifício se palpação profunda eventualmente pode sentir alguma coisa bem de leve…… mas nem se compara com a palpação de uma prótese.
    O resultado da bioplastia de gluteos não possui cicatriz, não possui pós operatorio, o resultado é muito natural.
    Os gluteos mais bonitos do país e do mundo posso afirmar que possuem bioplastia no gluteo – (embora a maioria não divulgue).
    O procedimento é realizado com a paciente acordada, anestesia local e podemos acompanhar em pé frente um espelho o resultado que acaba sendo previsivel e sem surpresas.

    • Ola!! Boa noite!!

      Nossaaaaaaa! A cada materia que leio na net fico mais confusa ainda e uma enorme duvida, se faco ou nao a bioplastia de gluteo.
      Ja estou com data marcada para o dia 20/11/2013 fazer tal procedimento.

    • Ola Roberto tenho interesse em fazer o preenchimento de gluteo, sou de Itajai SC pode por favor me passar seu contato…ou entre em contato comigo por favor

  8. Sou soropositivo e apresento lipodistrofia facial, Quero fazer o procedimento com pmma, mas com tantos relatos contra e a favor fico em dúvida. Dizem que o preenchimento facial em certas áreas não tem problema principalmente se o médico for membro conselho de medicina de cirurgia plástica. Mas como ter certeza se ele é cirurgião plástico? e se em certas áreas do rosto não tem problemas?

    • Dilson, o PMMA é motivo de várias celeumas. Tenho pesquisado bastante e, realmente, é indicado para esse caso de lipodistrofia facial pq é mais próximo ao osso e é utilizado em pequenas quantidades. Parece que é seguro nestes casos. Nos demais, para glúteo e outras regiões há muita discussão. No entanto, é muito importante saber se se trata mesmo de PMMA, e não de silicone líquido ou outras substancias congeneres. Boa sorte

  9. Dr. Roberto tu podes me passar o teu contato?
    Tenho muito interesse em fazer uma bioplastia, e gostaria de consultar contigo.

    Desde já muito obrigada!

  10. Ola.

    Nossa eu acho difícil de acreditar com a tecnologia e pesquisas avançadas na area medica ninguém consiga descobrir uma forma de retirar o pmma do corpo?? Tem alguém pesquisando?? Nao acredito que nao exista ninguém interessado em fazer uma pesquisa e descobrir uma forma>|??

    Ja ouvi falar em médicos que estão garantindo que se tira , li sobre dois métodos um com cirurgia aberta que foi o caso da cantora colombiana, Esta cirurgia e feita com o corte no meio do bumbum igual o corte de por prótese, usando um cânula e o laser o medico ele derrete e aspira o material , .. o problema eh descobrir se existe algum medico no Brasil que faz esta cirurgia.

    A outra técnica que esta sendo usado na Bolívia e com um lipo que também derrete e aspira mais esta técnica Nao funciona, ja li muito e ja mandei email para muitos cirurgiãs plásticos que garantem esta técnica NAO FUNCIONA ,

  11. O depoimento do Dr. Roberto me ajudou muuito! Estou com uma cirurgia marcada para o dia 30, depois de tanto pesquisar sobre a Bioplastia pelos sites, estava assustada e com muuuito medo, até cheguei a dar meu depoimendo sobre a desistencia.
    Agora entendendo um pouco mais sobre o assunto vou questionar meu Cirurgião. Obrigada!

  12. Após duas rinoplastias, a segunda para corrigir deformidades decorrentes da primeira intervenção, foi sugerida utilização de pmma para preencher o dorso nasal. Passados anos, percebo que o lado direito do nariz está mais aberto, e ao sorrir ele fica inclinado… Além do mais, esse lado é meio pesado, dando sensação de estar constantemente entupido. Gostaria da sugestão do especialista para resolver o problema.

  13. Geeeeente que povo buuuuuurro esta todo mundo dando depoimento da (bioplastia) eu fiz e quase mooooorri necrosa e da rejeićão Sim. Os médicos achando que sabe tudo e vai vendendo sonho de beleza que nao existe. Ta sem bunda (prótesis de silicone) ta com nariz feio cirugia nunca deixe que te metan mera de metacril no corpo

  14. Fiz a bioplastia do bumbum com médico cirurgião e percebo o resultado natural e menos flacidez. Foi receitado antibióticos e estou sendo acompanhada. O médico me
    Informou que deve ser feito aos poucos
    No máximo 100ml por aplicação então ainda terei que fazer mais uma seção, mas não pode ser antes de 2 meses.

    Fiz e não me arrependo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *