Dismorfia Corporal e o Selficídio

Selficídio, que palavra nova e esquisita né? Se me perguntassem o que é isso eu ia dizer que é sobre pessoas que se fotografam enquanto cometem suicídio.

Maaaaas, pelo que saiu na reportagem da UOL sobre o assunto é “o termo é um neologismo para relatar um sintoma do TDC (transtorno dismórfico corporal), doença mental caracterizada por uma insatisfação com a própria imagem”.

A minha opinião sobre a dismorfia corporal e as selfies é que os dismórficos batem foto sim. Não todos, há os que não batem foto por nada nesse mundo. Mas o que batem e postam acabam batendo muitas fotos, mais de 100 e tentam achar sempre a melhor pose e a melhor iluminação para uma foto ideal. Se der pra usar maquiagem (homens com dismorfia também usam maquiagem, não é raro) para camuflar e melhor ainda mais o resultado da foto assim será feito.

Eu não acho que o “Selficídio” é de agora. Isso já começou na época do Fotolog (quem lembra?) em 2004 e depois passou por Orkut, Facebook e agora Instagram. Eu mesma tenho fotos quando eu ainda tinha dismorfia corporal, com muita maquiagem, muita luz e muito Photoshop na cara pra poder ser postado. E tenho conversas de MSN (saudades msn) em brincadeira proibindo minhas amigas de postar minhas fotos no orkut sem minha autorização (porque eu tinha que ver se gostava da foto e editar antes de serem publicadas).

O dismórfico busca a auto afirmação através das curtidas, dos elogios, mesmo tendo aquela dúvida se as pessoas estão sendo verdadeiras, porque ele não se vê da forma que as pessoas falam. Na entrevista da UOL me perguntaram “você é contra as selfies?” Não sou. Acho legal a pessoa bater foto e publicar se isso faz bem pra ela. O que eu sou contra é a ditadura da beleza impondo sempre a pessoa perfeita que não existe. Olhe a sua volta, quais pessoas você conhece, do seu convívio que possuem o padrão de beleza imposto pela mídia?

Vou mostrar algumas fotos que eu publicava na minha época de Fotolog e Orkut.

dismorfia_foto

Olha a quantidade de efeito do Photoshop nessa foto de cima, parece uma boneca de cera.

dismorfia_foto1a

dismorfia_foto2 dismorfia_foto3

Fotos sempre com muita luz e muito efeito pra que não aparecesse minha olheira e meu olho esbugalhado.

E meu papo com minha amiga em 2008 (eu na época com 25 anos) proibindo ela de por minhas fotos no Orkut.

proibida_foto1

so_o_texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *