Quando eu digo que beleza é um conjunto de características

Quando alguém vem me falar sobre beleza, de se achar feio(a), eu sempre falo que a beleza é um conjunto de características (externas e internas).

A imagem física tem muitos aspectos. É visual – o que você vê quando olha para você mesmo. É mental – como você pensa sobre sua aparência. É emocional – como você se sente sobre seu peso ou altura. É cinestésica – como você sente e controla as partes de seu corpo. É também histórica – moldada por toda uma vida de experiências, que incluem prazer e dor, elogio e crítica. Acima de tudo, a imagem física é uma questão social. Pode residir em sua mente, mas está fundamentada nas experiências cotidianas que a cercam. O modo como você se sente depende de como se considera avaliado pelos outros. Sua imagem física pode ser abalada pelo julgamento de uma pessoa amada ou pelo assobio de um estranho.

Esse texto acima é de um dos livros que indico aqui no blog, mas tenho que depois confirmar de qual deles. Acho que é do Imperfeitos, Livres e Felizes (Christophe André) mas depois confirmo e arrumo aqui.

Cada pessoa é um conjunto de características. Somos nossas características físicas, mas também somos nossas características de personalidade, o nosso caráter, os nossos gostos e todas as nossas particularidades que é o nosso jeito e que isso é o que realmente simboliza o que nós somos. Nós não gostamos de alguém só por causa da aparência dela. Nós gostamos desta pessoa pelo relacionamento que temos com ela (nesse caso estou falando de gostar no sentido de amizade, não amoroso mas que também serve para relacionamentos amorosos). Digo que quando conhecemos alguém e gostamos dela, uma pessoa que vira nossa amiga, é porque gostamos da companhia dela, gostamos de como ela nos trata, de como se refere a nós, dos momentos que passamos junto com essa pessoa, da confiança e reciprocidade que existe e eu poderia listar tantas outras qualidades de um relacionamento de amizade entre duas pessoas.

E esse vídeo do André Massolini ele fala a mesma coisa, abordando isso em cima de um email sobre relacionamento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *